Taare Zameen Par (Como Estrelas na Terra)

 

Taare Zamen Par (Como Estrelas na Terra), obra do ator e produtor Aamir Khan, é um filme carregado informações importantes sobre um problema até então desconhecido pela maioria das pessoas, a dislexia.
O filme ocorre em torno da história de Ishaan Awasthi, criança de 9 anos de idade que está repetindo o terceiro período (no sistema educacional indiano), e continua apresentando sérios problemas de comportamento e um atraso considerável na aprendizagem, comparando-o assim com os colegas  que estão na  mesma série.
Ishaan não está atento as atividades da escola e vive isolado das outras crianças de sua mesma faixa etária. Em meio a tudo isso o pequeno Ishaan se desenvolve, com a arte: pinta muito bem, em jogos e quebra-cabeça ele consegue ser ágio e preciso. Só que a professora de sua escola não estimula, nem influencia a criança a desenvolver essa criatividade, essa habilidade que ele tem com a arte e com animais também.
Como a direção de sua escola percebe que Ishaan não apreende os conteúdos transmitidos pelo seu sistema educacional, ele tido como uma criança rebelde, até chegar um momento que todos deixam de acreditar nele. Nesse momento a família do garoto é informada acerca do que vem acontecendo, Ishaan chega a tentar ler, mas diz que as letras dançam, e na hora de escrever sempre confunde uma letra com outra, parecidas ou não. O pai, que diz criar o filho para ser um vencedor nesse mundo competitivo, toma sem o consentimento da mãe a decisão de mandar ishaan para um Colégio Interno.
No Colégio Interno onde as crianças eram tratadas rigidamente, como cavalos a serem domados. Ishaan que sempre contou com os cuidados da mãe em sua rotina, se ver obrigado a realizar sozinho atividades simples como, por exemplo, amarrar os sapatos. Com saudade da família, longe de sua realidade, ele se isola, não fala, para de pintar.
Para a salvação da criança aparece um professor substituto de artes, interpretado pelo próprio Aamir Kahan. Identifica que ele tem dislexia. Esse professor se preocupa com o comportamento de Ishaan e começa uma busca incessante para orientar o menino a fazer as atividades tradicionais da escola, como ler, escrever, fazer cálculos etc. Tenta também resgatar em Ishaan o prazer pela arte.
Uma das partes marcantes do filme é quando no campeonato de pintura organizado pelo professor, Ishaan faz a melhor pintura, superando dessa maneira até a obra do seu mestre. Nesse momento ele foi reconhecido como uma pessoa com a capacidade de ser vencedor, mostrando tanto aos professores, colegas e até mesmo a sua família que a dislexia é um problema que pode ser tratado, e que pessoas com este problema são capazes de grandes realizações.

Deixe seu Comentário.